sexta-feira, 5 de junho de 2009

Insólito


"Jornalista iraquiano que atirou sapatos contra Bush condenado a três anos de prisão
Internacional
12/03/09, 11:47OJE/Lusa
Muntazer al-Zaidi, jornalista iraquiano mundialmente conhecido por ter arremessado os sapatos contra o antigo presidente norte-americano George W. Bush, foi hoje condenado, em Bagdad, a três anos de prisão, noticiou a televisão Al-Bagdadia.O juiz Abdel Amir al-Rubaie do Tribunal Criminal central do Iraque condenou a três anos de prisão Muntazer al-Zaidi, por "agressão contra um chefe de Estado durante uma visita oficial".

Al-Zaidi atirou, a 14 de Dezembro, os seus dois sapatos contra Bush em plena conferência de imprensa conjunta do chefe de Estado norte-americano com o primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki.
Guardar como rascunho


O tribunal aceitou o critério da defesa de que a acção do jornalista não podia ser considerada um ataque a um chefe de Estado, mas sim uma ofensa. Caso contrário, o jornalista incorria numa pena máxima de 15 anos de prisão.

Na primeira audiência, a 19 de Fevereiro, Muntazer referiu que tinha decidido atirar os sapatos contra Bush para vingar a "opressão dos EUA no Iraque" e protestar contra a ocupação militar estrangeira no país.

"Senti que o sangue dos inocentes corria sob os meus pés quando vi o sorriso de Bush, que veio despedir-se do Iraque (...) depois de deixar um milhão de mártires, além de fazer a destruição económica e social do país", adiantou o jornalista na ocasião, segundo os advogados de defesa.

Al-Zaidi, de 27 anos, trabalhava para o canal de televisão via satélite Al-Bagdadia, com sede no Cairo.

O jornalista, cuja defesa está a cargo de prestigiosos advogados iraquianos, tem o direito a recorrer da sentença, mas esta medida não foi anunciada pelos seus representantes.

Além de atirar os sapatos, o jornalista insultou Bush, ao gritar: "Este é o beijo de despedida, cão".

No Iraque, bem como em grande parte do mundo árabe, atirar um sapato é uma das maiores ofensas que se pode dirigir a uma pessoa, assim como chamar a alguém "cão".
A acção de Al-Zaidi converteu-o em herói nacional e desencadeou protestos em todo o mundo contra a política internacional dos EUA. "



A que ponto chegamos... afinal não é só em Portugal que acontecem coisas estupidas, o nosso mundo está todo minado...

Todos nós já devemos ter visto pessoas fazerem coisas bem, mas BEM piores e levar uma punição muito mais leve, para além de que com esta pequena notícia, podemos constatar, que os direitos deveriam ser iguais, mas não são iguais porcaria nenhuma.

Sabem, o que mais detesto nesta nossa sociedade, é a hipocrisia...

Quem é este ser humano, será assim tão altivo e inantigível... agressão? atirar sapatos é agressão???

Das duas uma, ou este "sr" é muito ingénuo, e não se apercebe de nada do que se passa á nossa volta (o que é altamente improvável), ou este "sr", pensa que tem o rei no umbigo...

Ora vejamos, o verdadeiro significado de agressão:

-Todos os dias, as pessoas são esbofeteadas, todos os dias existe violência em todas as partes do mundo! Ex: uma srªa de um café já foi esbofeteada por adolescentes, por pura ira da parte deles.

Pena: 3 mesitos na prisão... (aplausos)

-Todos os dias, os animais sofrem a ignorâcia dos seres humanos na pele, e muitas vezes são torturados mortos das formas mais cruéis...

Pena: nenhuma ...(agora sem ironias, é REVOLTANTE)

p.s- a associação de protecção de animais tenta mecher-se mas é ridicularizada e ignorada.

-Eu já fui agredida uma vez por meia duzia de pirralhos que vinham de um bairro problemático! Apresentei queixa... Não aconteceu nada...

Como é que um tipo, que certamente ao nascer saiu do mesmo sitio que nós "mortais comuns", se banha em ouro tão facilmente e chega a este rídiculo, ah e quem merece aplausos neste caso é o jornalista, que fez da minha vontade os seus actos! (aplausos)

Sr Bush, se pudesse colocava-lhe as seguintes perguntas:
-tem a noção de quantas pessoas a mais que antes, o insultariam ao ver esta notícia?
-o que faria contra nós? E quando falo "nós" refiro-me a milhares de pessoas...

Observações finais: -este artigo ficou nos rascunhos porque estava com preguiça de o acabar, ou seja, já deveria ter sido publicado á muito mais tempo.
-não percebo nada de política, mas de ética lá me entendo!

Beijinhos*

1 comentário:

  1. É realmente ridículo. As pessoas só se procupam com coisas destas, mas quando há problemas a sério, ninguém tem uma solução destas. 3 anos por atirar um sapato.. há coisas revoltantes mesmo.

    Beijos **

    ResponderEliminar